
1968, marca o ano da Assinatura do contrato para a importação e distribuição da marca Toyota para Portugal pelo Grupo Salvador Caetano. Por esse motivo, a primeira corrida da temporada IV, realiza-se em Autopolis, no Japão, com o carro Toyota 2000GT de 1967.
Desde os anos 60 que a Toyota tem surpreendido e entusiasmado as pessoas com a forma como cria desportivos divertidos e emocionantes. Hoje em dia muitos desses modelos tornaram-se verdadeiros ícones da indústria automóvel e aqui deixamos um tributo à herança dos automóveis desportivos da Toyota.
Famoso por aparecer ao lado de Sean Connery em 1967 no filme James Bond “You only live twice”, o Toyota 2000 GT chegou e desafiou os melhores carros Europeus, mostrando o melhor que a Toyota tinha para oferecer.
Após o grande prémio do Japão em 1964, a Toyota sentiu a necessidade de criar um Gran Turismo e em colaboração com a Yamaha Motor Co. e sobre a liderança de Shoichi Saito a Toyota deu início ao projeto. A mensagem era fácil, “não vamos produzir apenas um 2000GT, vamos criar o melhor carro do mundo”.
Em 1965 e após um ano do início do projeto, a visão de Saito torna-se realidade com a apresentação do protótipo “280 A1” no salão Automóvel de Tóquio.

Com um design arrebatador, marcado por linhas curvas e uma zona frontal inconfundível, tornam este Toyota facilmente reconhecível mesmo meio século mais tarde. Debaixo do enorme capot, um motor notável: 6 cilindros em linha 2.0L que debita 150cv alcançando uma velocidade máxima de 220km/h e que deixou a sua marca na história do desporto automóvel. Para além de vários distinções pela velocidade este desportivo da Toyota celebrizou-se em corridas nos Estadis Unidos e Japão, em particular na corrida de 24-horas Fuji de 1967.
Um dos detalhes de design arrebatador são os faróis escamoteáveis que, quando não estão em uso, ficam nivelados com o carro para apresentar uma melhor aerodinâmica. O GT foi desenhado para o condutor. O habitáculo é de dimensões reduzidas mas orientado para o condutor e para este sentir o prazer da condução. Propositadamente situado na retaguarda, proporciona uma posição elegante e um excelente equilíbrio. Depois de 3 anos e 337 carros produzidos, o último 2000GT saiu de produção em 1970.
Se observarmos com detalhe os coupés mais recentes como o Toyota Supra e o GT86, facilmente percebemos a forte influência do 2000GT na história dos desportivos Toyota.
Vamos apoiar os nossos pilotos, no proximo domingo a partir das 19 horas! Não deixe de se ligar ao site do YouTube do Seven7PT para acompanhar em directo o inicio da temporada.
