
Este domingo decorreu a 8ª e última ronda da Divisão 2 do campeonato GT Sport do Grupo Salvador Caetano, em que o bicampeão Sérgio Barros (CSBarros, da Rigor) conseguiu o seu 2º triplete da época.
Nesta ronda os pilotos viajaram até à floresta das Ardennes, na Bélgica, para uma ronda no mítico traçado de Spa-francorchamps, um dos mais antigos palcos do circo da F1, para um troféu monomarca BMW Z4 GT3.
O Sérgio Barros, que renovou o seu título de campeão na ronda 7, em interlagos, no Brasil, alcançou a sua 4ª vitória da temporada. Juntou ainda a pole position, com o tempo de 2:18.464 e a volta mais rápida em corrida com 2:19.906. Este foi o 2º triplete do Sérgio Barros, numa temporada fantástica.
Nesta última ronda seria ainda marcada pela luta pela 3ª posição do pódio. O Rui Brito (MarcolinoPT, da Caetano Retail), o Carlos Pais (HO-CARLOS, da Caetano Auto), e o Javier Alamillo (Alaper71, da Caetano Retail España), partiram para a última ronda separados por apenas 4 pontos (não contabilizando a corrida de descarte). Ao alcançar o 2º lugar na corrida o Carlos Pais saiu vencedor desta luta, não dando qualquer hipótese aos seus adversários mais diretos.
Terminada esta ronda final da Divisão 2 é tempo de classificação geral final. Especial destaque para o pódio: 1º lugar para o Sérgio Barros, bicampeão da Divisão 2; 2º lugar para o António Medina (Medina2610); e 3º lugar do pódio para o Carlos Pais.
Destaque ainda para os 7 pilotos que disputarão a corrida dos campeões. Para além dos pilotos do pódio foram apurados: o Rui Brito, o Javier Alamillo, o Filipe Carvalho (jofi1405, da Caetano Caetano Auto) e o Bernardo Augusto (MrAugusto, da Caetano Auto)
A transmissão da corrida no Youtube contou com os comentários do Ricardo Sacoto (Sacoto14, da Caetano Auto), grande vencedor da Divisão 1, para além do Joaquim de Matos (Seven7PT, da Rigor), habitual host e diretor de prova.
Um enorme obrigado aos pilotos por esta grande temporada!
No entanto, ainda temos mais uma ronda: a corrida dos campeões, que junta 9 pilotos da Divisão 1 e 7 pilotos da Divisão 2. É uma corrida de despedida do campeonato… em que todos querem ganhar qualquer coisas. O circuito da Catalunha em Barcelona será o palco desta festa. Os pilotos têm liberdade para escolher o carro, com apenas duas limitações: carro de Gr.3 / GT3 e marca representada pelo Grupo Salvador Caetano.
Estão todos convidados para acompanhar um grid totalmente preenchido, com os 16 pilotos em destaque nesta temporada! Poderá acompanhar em direto nos canais de Youtube dos nossos pilotos e em diferido numa transmissão especial com um painel de convidados. Não perca e junte-se a festa do simracing do Grupo Salvador Caetano!
Entrevista
Sérgio Barros (CSBarros, da Rigor)
Em Spa-Francorchamps conseguiste a tua 4ª vitória do campeonato e teu 2º triplete (1º em Monza), num combo fantástico. Acabou por ser uma vitória sem erros do bicampeão. Como viste esta fantástica vitória?
Tinha um objectivo para esta última prova que era ficar no mínimo em terceiro lugar. Dessa forma garantia que em todas as provas ficava sempre com um lugar no pódio. Depois, tinha como objectivo fazer os pontos suficientes para ficar com mais pontos que o Sacoto na divisão 1. Missão cumprida!
Temos agora a corrida dos campeões em Barcelona. Como perspetivas essa corrida em que todos os pilotos querem fazer uma “boa demonstração de força”?
Vai ser uma luta intensa porque todos querem fazer o seu melhor. Creio que vai ser um final emotivo e disputado, com os pilotos da divisão 2 a demonstrar que também têm capacidade por lutar por um lugar com os pilotos mais rápidos.
Qual o teu 1º balanço desta 2ª edição do campeonato GT Sport GSC?
Só eu e o Joaquim Matos sabemos o quanto custa organizar uma coisa destas. Dá trabalho, ocupa tempo que muitas vezes não temos. No entanto, é com alegria que vejo o interesse de todos, a evolução dos pilotos de uma temporada para a outra e mesmo durante esta. Fico contente, com a ajuda de todos, cada um à sua maneira para que exista de facto um conhecimento e uma capacidade cada vez maior e melhor. Lutamos em pista por uma posição, mas fora dela temos um espírito Ser Caetano. Neste balanço de temporada, fica uma nota, para aqueles que não tiveram coragem para se inscrever ou participar por acharem que não têm andamento, são bem-vindos e rapidamente vão começar a dar luta!
Carlos Pais (HO-CARLOS, da Caetano Auto)
Parabéns Carlos por mais um pódio! Em Spa-Francorchamps não deste hipóteses aos teus concorrentes e assim conseguiste o 3º lugar do pódio na geral. Qual foi o segredo?
Obrigado. O segredo como sempre é o trabalho, muito treino! Tenho a agradecer ao nosso colega piloto Kromrider que no sábado de manhã prontamente se fez de meu “instrutor técnico” dando dicas preciosas e fundamentais, assim consegui ir sem TCS e melhorar umas curvas, para ele um grande obrigado!
Temos agora a corrida dos campeões em Barcelona. Vais defrontar os pilotos em maior destaque nesta temporada. Intimidado 😊? Como perspetivas essa corrida em que todos os pilotos querem fazer uma “boa demonstração de força”?
Nesta prova dos campeões espero não atrapalhar ninguém, reconheço a qualidade dos outros pilotos e sei que não vai ser fácil para mim, mas vamos à luta! Seja para ficar em primeiro ou em último um piloto não pode deixar-se ficar, se hoje ando atrás amanhã andarei à frente, o que é preciso é trabalhar e os resultados vão surgir.
Acho que vai ser bastante animado com o grid cheio e pilotos da D2 a querer passar pelos pilotos da D1 e certamente que ninguém quer ficar para trás, acho que vai ser um grande espetáculo onde todos vão dar o seu melhor.
