
Entramos na ultima prova do campeonato, com tudo decidido para as duas primeiras posições. Ricardo Sacoto sucede a Joaquim Matos no primeiro lugar do pódio da temporada dois.
Para fechar o campeonato, viajamos até à Bélgica, ao mítico circuito de SPA Francorchamps. O Circuito de Spa-Francorchamps é um autódromo localizado nos arredores das cidades de Spa, Stavelot e Malmedy, na província de Liège. É conhecido pela sua história e importância, sendo uma das grandes catedrais do automobilismo. Recebe a Fórmula 1 e as 24 Horas de Spa anualmente.
A corrida foi dominada do principio ao fim pelo piloto Ricardo Cardoso, mas provavelmente o seu excesso de confiança, acabou por o atraiçoar na ultima volta, cometendo um erro fatal que lhe custou duas posições e sem qualquer hipótese de recuperar o primeiro lugar. Acabou em terceiro, quando podia ter ganho, premiando dessa forma o seu regresso, depois de uma ausência de 2 provas. Em boa hora resolveu os seus problemas técnicos.
Em primeiro lugar tivemos o piloto Joaquim Matos, que com uma estratégia diferente de apenas uma paragem, realizou também uma corrida exemplar, beneficiando do erro do Ricardo Cardoso.
No segundo lugar, ficou o piloto Pedro Rebelo, que mostrou mais uma vez, que terminou o campeonato muito forte. Com esta posição, acabou por garantir o terceiro lugar no campeonato, ultrapassando também aqui “na reta da meta” o Cardoso e o Elisio, que lutavam nesta ultima prova pelo ultimo lugar do pódio no campeonato.
Por fim, uma palavra de apreço para todos os pilotos que fizeram desta prova, e deste campeonato, uma competição saudável, cheia de emoção, boas lutas, e muito espectáculo.
Obrigado ao Rui Brito, que se juntou aos comentários na transmissão do Youtube.
Ricardo Sacoto (vencedor da divisão um)
Terminou mais uma temporada do campeonato GT Sport, onde foste o grande vencedor. Levantaste o pé nas duas ultimas provas?
De todo, em interlagos fui com vontade mas a estratégia errada deu cabo de mim. Em spa claramente não consegui acompanhar os 2 da frente e depois o Pedro tambem. Na segunda paragem perdi muito tempo pois não tinha o cursor para terminar o abastecimento, e depois o erro acabou com a corrida.
Expectativa para a corrida dos campeões?
Muito ansioso, vou ter a oportunidade de correr contra o Csbarros que já não corro a algum tempo, bem como partilhar a pista com novos talentos da d2. E já para não falar das balas da d1, que vamos poder lutar novamente.
Nota: com a verdade me enganas!
Joaquim Matos (vencedor em SPA Francorchamps)
Terminaste o campeonato em beleza, depois do erro do Cardoso. Foste o unico piloto da divisão um, a terminar todas as corridas no pódio. Esperavas mais desta temporada?
O meu objetivo para esta temporada era renovar o título de campeão, no entanto sabia que a concorrência estava num patamar acima da época anterior. Portanto, não fiquei surpreendido com a grande competitividade deste grid. Acabei por ser regular mas isso não foi suficiente para bater um fantástico Sacoto, o grande protagonista e vencedor do campeonato. Quanto aos pódios, passou a ser objetivo, de umas corridas para cá. Dei continuidade ao que tinha feito na época anterior 😊
Porquê uma estrategia de apenas uma paragem?
Estava muito confiante para esta ronda em spa-francorchamps, fosse 1 ou 2 paragens. O Ricardo Cardoso estava muito forte, não o consegui acompanhar nas primeiras voltas pelo que que acabei por optar por fazer alguma poupança de combustível. O Ricardo termina o 1º stint com pouco mais de 4s de vantagem pelo que decidi nessa altura por essa estratégia. De qualquer forma estava confiante que sairia a frente do Ricardo depois do 2º pit stop mas isso acabou por não acontecer, fundamentalmente porque fiquei preso no trânsito. Acabei por recuperar os 4s que o Ricardo tinha no final do 1º stint mas não foi suficiente. Com pneus mais frescos o Ricardo ficou em vantagem. De qualquer forma a estratégia resultou para os pilotos que vinham atrás pois ficaram com mais de 10s de handicap, o que era mais do que suficiente para um gap de 3 voltas entre stints.
Expectativa para a corrida dos campeões?
A corrida dos campeões junta os melhores pilotos de ambas as divisões pelo que será uma grande corrida que todos querem ganhar e dar espetáculo. Vai ser uma corrida para medir o real gap entre todos os pilotos, promete… 😊
Aproveito a oportunidade para agradecer aos pilotos o grande ambiente, os muitos momentos de convívio e partilha, as grandes corridas e o muito respeito em pista.
Pedro Rebelo
Terminaste o campeonato, com o ultimo lugar do pódio. Que tal esta primeira experiencia no campeonato do GSC?
A minha experiência foi espetacular, e não só o meu desempenho em tão pouco tempo e treino também faz a diferença, mas primariamente foi o meu treino em consistência, mas estão todos de parabéns.
Expectativa para a corrida dos campeões?
A corrida dos campeões, vai ser engraçado de uma maneira geral porque vamos jogar com os da 2 divisão e vai ser uma corrida espetacular, na qual espero que seja um bom divertimento para todos. Mas claro que quero ganhar 😂
Ricardo Cardoso
Dominaste por completo, e quando começaste a festejar, deitaste tudo a perder. Que se passou?
Como tinha dito em direto, este combo com GT3 e Spa Francoschamps são os meus favoritos, Fiz a volta mais rapida que ficou a 250 miléssimas do meu melhor, sabia que sem cone ninguém tinha andamento para a minha melhor volta, tirando o Joaquim que estava muito perto, a corrida correu bem mantive a motivação que tinha depois da paragem, na Liga e nos treinos. Festejei sim, mas por esquecimento cometi um erro nas Pouhon T12 , acelerei em cima do corrector, e depois não quis prejudicar ninguém , deixei passar o Joaquim e o Pedro, era merecido para ele depois da corrida de Interlagos ficar com o 3 lugar do campeonato e receber um premio do GSC e de aniversário. Para mim eu sei o meu valor e o meu lugar.
Expectativa para a corrida dos campeões?
Quanto a corrida de Campeões, estou tranquilo, não prova nada mas sim o convívio desde excelente grupo GSC. Mas quero ganhar, claro.
