Este domingo decorreu a 7ª ronda da divisão 2 do campeonato GT Sport do Grupo Salvador Caetano, em mais uma corrida espetacular, na qual o Sérgio Barros (CSBarros) foi o grande vencedor tendo assegurado a vitória no campeonato, a sua 2ª na divisão 2.

Nesta ronda os pilotos viajaram até ao Brasil, cidade de São Paulo, ao mundialmente conhecido circuito de Interlagos, um dos mais antigos palcos do circo da F1, para um troféu monomarca Hyundai, com o Genesis, Gr.4.

O Sérgio Barros (CSBarros), da Rigor, renovou o seu título de campeão tendo alcançado o lugar mais alto do pódio. Numa corrida empolgante, marcada, até cerca de metade da corrida, por um enorme equilíbrio, que envolveu o Felipe Gonzalez (Funatana90), o Flipe Carvalho (jofi1405), o Sérgio Barros e o Carlos Pais (HO-CARLOS). Este equilíbrio ficou desfeito com o incidente protagonizado pelo jofi1405, numa travagem falhada na curva Junção com prejuízo para o Funtana90 e o próprio. Este incidente abriu espaço para o CSBarros controlar a 2ª metade da corrida e assim manter a distância para o HO-CARLOS, outro dos protagonistas desta ronda, que alcançou o 2º lugar mais alto do pódio, o seu 2º pódio, depois de ter alcançado um fantástico 3º lugar em Red Bull Ring.

O jofi1405 alcançou o 1º lugar da grelha na qualificação, com o tempo de 1:37.826. O Funtana90 conseguiu a volta mais rápida em corrida, com o tempo de 1:38.946. Ambos os pilotos conseguiram assim um ponto extra.

A ronda final da divisão 2 promete uma luta titânica pelo 3º lugar do pódio, com 6 pilotos com condições de ainda alcançar o pódio, neste momento ocupado pelo Rui Brito (MarcolinoPT), da Caetano Retail Portugal.

A transmissão da corrida no Youtube contou com os comentários do Elísio Fontes (Zematador), da Caetano Auto, piloto da D1, para além do Joaquim de Matos (Seven7PT), da Rigor, habitual host e diretor da prova.

Foi mais uma excelente ronda que consagrou mais um campeão. Parabéns ao Sérgio Barros! Uma palavra final para os pilotos que aguentaram firme as 27 voltas da prova apesar das adversidades. Os nossos pilotos estão cada vez melhor! Estão todos de parabéns!

O campeonato vai prosseguir na próxima semana com a última ronda da divisão 1, em spa-francorchamps, na bélgica, para mais uma prova monomarca, agora ao volante do BMW Z4 GT3, numa prova que promete muito equilíbrio e emoção redobrada! Mais um espetáculo a não perder! Mas por agora aqui ficam as entrevistas rápidas, ao novo campeão e ao HO-CARLOS…

Entrevistas

Sérgio Barros (CSBarros)

Antes de mais parabéns pelo teu 2º campeonato! Como te sentes depois de conseguir esta dupla vitória (prova + campeonato), em Interlagos?

Estou contente porque consegui o objectivo mais cedo que o previsto. Mas confesso que tem um sabor agridoce. Não gostei de saber que o Medina não ia participar na corrida. Fico com a sensação que ganhei na secretaria, e queria ter ganho em pista a competir contra ele. Interlagos, é de facto a minha pista preferida em conjunto com Monza. Ganhei Monza, estava confiante para o Brasil.

Levavas uma estratégia para a corrida ou optaste por esperar pelos acontecimentos e decidir no momento?

Depois de saber que o Medina não ia correr, tinha consciência que bastaria um terceiro lugar para quase garantir a vitória no campeonato. Por isso, tinha uma estratégia de não forçar e esperar pelo meu momento. Como a qualificação correu mal, o primeiro objectivo foi ganhar uma posição. Depois fazer um undercut no primeiro stint mas ficou tudo na mesma. Fiquei com a sensação que podia não ser o mais rápido numa volta, mas era o mais consistente, pelo que tinha uma estratégia de ver e atacar nas últimas voltas. Acabei por beneficiar do acidente entre o Jofi e o Funtana, e depois, foi gerir a diferença sem forçar.

Interlagos é uma das tuas pistas preferidas e aproveitaste para homenagear o teu ídolo: o Ayrton Senna. Queres partilhar connosco esta tua paixão pelo Senna?

Cresci com ele. As corridas à chuva, as voltas rápidas na qualificação, as ultrapassagens que fazia, a forma como defendia a posição, como ganhou com carros inferiores são exemplos do piloto que era. Para mim, sem dúvida o maior de todos os tempos. Tenho vários livros, todos os seus carros e capacetes, é de facto o meu ídolo no que ao desporto motorizado diz respeito. De referir que somos muitos a admirar o Senna, e o Francisco Guimaraes é outro fanático do Ayrton, que partilha revistas e histórias. Ele teve mais sorte que eu, porque teve a felicidade de estar com ele ao vivo e a cores.

Agora com este evento do GT Sport, acabei por reparar num pormenor… por norma corro com o número 27 ou 19… porque são números que me dizem algo. Acabei por reparar que o Senna para além do número 1, usou o 19 e o 27 também. Coincidências!

Depois de spa-francorchamps teremos a corrida dos campeões, onde vais medir força com os tubarões da divisão 1. Ansioso por medir forças 😊? Algum objetivo em mente? E próxima época, qual a tua expetativa, como piloto e, já agora, como administrador do campeonato?

Claro que sim, é uma forma de demonstrar que a dvisão dois é muito forte também. Parafraseando o Senna, “I Race to Win”… por isso vou à luta, mesmo sabendo que tenho um carro inferior…

Na próxima época, estou à espera que o meu colega de administração se ofereça para organizar a divisão dois, e me deixe passar para a divisão um! 🙂

Como piloto é divertir-me e lutar pela vitoria! Como administrador, é ver mais pilotos Ser Caetano, ver esta evolução tremenda de todos, ver este espírito Ser Caetano, nos treinos e corridas, com uma ajuda constante, e uma luta saudável.

Por fim, o desejo de ver alguns pilotos a perderem o medo… e a se aventurarem no E-Sport! 🙂

Carlos Pais (HO-CARLOS)

Parabéns Carlos pelo teu 2º lugar, 2º pódio do campeonato! Tiveste um excelente qualify, em que conseguiste o 3º lugar da grelha, na tua última volta lançada. Qual foi o segredo para aparecer a este nível, em Interlagos?

O segredo foi muito treino especialmente com os nossos colegas pilotos com quem tenho vindo a aprender muito, todos têm um grande espírito. A isto também acrescentei um upgrade ao meu setup tendo agora um G29 que me dá outro controlo e entusiasmo na condução.

Na próxima ronda em spa-francorchamps estarás na batalha pelo 3º lugar o pódio. Está a 2 pontos do Rui Brito (MarcolinoPT), e com vantagem na corrida de descarte. No entanto há outros protagonistas na luta. Como antevês este enorme confronto final?

A próxima prova, que para mim não vai ser nada fácil, penso que os pilotos que têm mais experiência vão-se destacar. Lutarei pelo melhor lugar possível para conseguir pontuar e me classificar para o 3º lugar mas há pilotos com um nível que para conseguir lá chegar ainda tenho de treinar muito.

És um dos pilotos que mais cresceram nesta 2ª edição. Como perspetivas o futuro nesta modalidade e quais as tuas ambições, nomeadamente no que a nossa comunidade de pilotos “Ser Caetano!” diz respeito?

Cada vez gosto mais disto de corrida para corrida! Espero que se realizem novas edições e que um dia eu possa vir a dar luta aos mais rápidos.

Deixe um comentário