Este domingo decorreu a 5ª ronda da divisão 2 do campeonato GT Sport do Grupo Salvador Caetano, em mais uma corrida espetacular, com lutas envolvendo todos os pilotos do grid e muito jogo tático. Nesta ronda os pilotos viajaram até a cidade de Nürburg, ao mundialmente conhecido autódromo de Nürburgring, no seu formato GP.

Em Nürburgring os pilotos tinham ao seu dispor 2 carros Gr.3: O Mercedes-AMG GT3 e o BMW M6 GT3. 7 pilotos optaram pelo Mercedes e apenas 1 pelo BMW.

O Sérgio Barros (CSBarros), depois da deceção que foi a corrida de Red Bull Ring, em que perdeu nos últimos instantes da prova, voltou às vitórias, numa estratégia de 3 paragens. muito bem pensada e excelentemente executada. O Sérgio Barros ainda juntou o ponto da volta mais rápida conseguida de forma surpreendente na penúltima volta, com o tempo de 1:56.430.

António Medina (Medina2610), com uma estratégia de duas paragens, conseguiu o 2º lugar do pódio, depois de um qualify abaixo do habitual, com um arranque da 4º posição da grelha.

Destaque ainda para a prestação dos novos pilotos, que fizeram a sua 2ª prova. O 3º lugar do Filipe Carvalho (jofi1405), que corresponde ao seu 1º pódio, que largou da 3ª posição da grelha. Para o Filipe Gonzalez (Funtana90) que cilindrou a concorrência, com a sua pole position, com o tempo de 1:55.806, único piloto que rodou no segundo 55, ele que dominou as primeiras voltas da prova.

A transmissão da corrida no Youtube contou com os comentários do Eduardo Melo (ELPM), da Rigor DSI, que venceu esta prova na 1ª edição do campeonato, para além do Joaquim de Matos (Seven7PT), da Rigor, habitual host e diretor da prova.

Foi uma excelente corrida, estratégias diversificadas e muita emoção. Os pilotos estão todos de parabéns!

O campeonato vai prosseguir na próxima semana com a 6ª ronda da divisão 1, em Suzuka, no Japão, circuito da Honda, num confronto envolvendo 3 carros do Gr.2, carros do Super GT Japonês, modelo de 2008: Honda EPSON NSX, Lexus PETRONAS TOM’s SC430 e Nissan XANAVI NISMO GT-R. Mais um enorme desafio para os pilotos! Um espetáculo a não perder! Mas por agora ficam as entrevistas rápidas…

Entrevistas

Sérgio Barros (CSBarros)

Depois da corrida de Red Bull Ring em que deixaste escapar a vitória nos últimos metros, nada melhor do que vencer em Nürburgring. 2ª vitória na temporada. Como te sentes? A estratégia de 3 paragens foi pensada ao longo da corrida ou já estava pensada?

Muito satisfeito com o resultado, sabendo que neste momento levo vantagem com a corrida de descarte. Sinceramente estava mais inclinado para 3 paragens, mas seria algo que iria decidir durante a corrida. A qualificação correu-me muito mal, e a primeira curva ainda pior. Não consegui segurar o carro, e acabei perdendo 2 posições. Ao ficar em quarto e com dificuldade em ultrapassar, resolvi ir uma volta mais cedo que todos os outros. Correu bem. Depois foi gerir a diferença se bem que arrisquei em demasia com o segundo stint, fazendo demasiadas voltas. Na terceira paragem voltei a ficar com o Medina demasiado perto, e senti o fantasma de Red Bull, mas estava confiante neste circuito e acabei por conseguir me afastar, fazer a volta mais rápida e gerir na última volta.

O campeonato está agora ao rubro. Estás a 3 pontos do Medina2610. Como perspetivas as 3 últimas corridas? A decisão ficará para Spa-Francorchamps, última ronda?

Vão ser 3 corridas muito complicadas e com muitas lutas. Nada está decidido e ambos vamos ter que dar o melhor se queremos vencer. Os dois pilotos que se juntaram, já mostraram que vão andar bem, e podem “baralhar” na luta do primeiro lugar.

A próxima ronda será na mítica pista de Suzuka, com carros do Super GT Japonês. Qual a tua antevisão?

Não conheço os carros, mas sendo de uma categoria superior ainda exigem mais dos pilotos. Muita potência para dominar. A hora da corrida, em alguns locais não ajuda com o sol a bater de frente. Vai ser mais uma corrida disputada com certeza.

Filipe Carvalho (jofi1405)

Segunda corrida e primeiro pódio. Como te sentes com este 3º lugar?

Sinto-me muito satisfeito com este pódio. Foi resultado de treino e sorte. Fiz por conhecer o melhor possível o circuito, e o carro. Tive sorte porque beneficiei de um erro do funtana que tinha feito pole e estava muito rápido!

O campeonato está ao rubro. Como perspetiva a luta, lá na frente? Achas que consegues ainda chegar ao 3º lugar do pódio?

A luta na frente está intensa, o medina e csbarros têm dominado as últimas provas e só deveremos ficar a saber o campeão em Spa. Quanto ao 3° lugar, não escondo que era algo que gostava muito de conseguir mas somos muitos a lutar por um lugar. Enquanto for matematicamente possível vou treinar para que isso se realize!

A próxima ronda será na mítica pista de Suzuka, com carros do Super GT Japonês. Qual a tua antevisão?

Suzuka é uma pista fantástica, com muita história e muito divertida de se conduzir. Os carros para esta prova são muito rápidos e com uma excelente dinâmica. Esta junção vai proporcionar muitas lutas interessantes. Antevejo uma corrida competitiva mas o csbarros está numa fase ascendente e a mostrar um ritmo muito forte pelo que se deve destacar.

Deixe um comentário