
Prova 5 do campeonato da Salvador Caetano, marca o inicio da segunda parte da competição. Entramos na reta final, onde se discutem e definem as primeiras posições. A quinta prova teve como destino um local mítico para os amantes das corridas de automóveis.
Nürburgring é um autódromo na cidade de Nürburg, próximo de Colônia e de Frankfurt-am-Main, na Alemanha. Foi a sede anual do Grande Prêmio da Europa de Fórmula 1 até 2007. Foi inaugurado em 1927 e o traçado original da pista tinha aproximadamente 28 km, posteriormente foi criado um novo traçado de 22 km de extensão e era utilizado pela Fórmula 1 na década de 1960. Atualmente é utilizado outro traçado de 5,148 km, porém o traçado de 22 km ainda permanece, servindo apenas para os conhecidos “Track days”, e para corridas de longa duração.
Para esta prova foram escolhidos os carros de Grupo 3, os modelos Mercedes AMG e o BMW M6, que correram no circuito mais curto de Nurburgring. Na realidade, todos os pilotos acabaram por escolher o Mercedes AMG, provavelmente por ser mais fácil de segurar em pista.
O final da qualificação foi dramático, com 3 pilotos a entrarem no segundo 53 e a baterem os tempos consecutivamente na ultima oportunidade. Acabou pela pole position sorrir ao Sacoto, quando em primeiro lugar o Seven e depois o Ricardo Cardoso, julgavam que tinham feito tudo para conseguir o ambicionado primeiro lugar da grelha.
A corrida, teve muitas lutas quer nos pilotos da frente bem como ao longo de todo o pelotão. As estrategias das boxes foram sendo definidas conforme o contexto. No final, o Sacoto acabou por levar a melhor, obtendo mais um primeiro lugar e a volta mais rápida. Ao longo de toda a prova, mostrou nervos de aço, aguentando as investidas do Ricardo Cardoso e controlando todo o grid.
Seven e Kromraider, envolveram-se logo na primeira curva num pequeno incidente, prejudicando-se mutuamente na corrida e perdendo o contacto com os pilotos da frente. Foram obrigado a ir mais cedo às boxes e não conseguiram nunca mais recuperar o contacto.
Pelo lado negativo, tivemos dois pilotos que acabaram por não terminar a prova, com problemas técnicos nos seus carros!
Sem dúvida que o circuito de Nürburgring exige muitos dos pilotos, é muito técnico e a falta de treino nota-se em pista. Aqui ficam as perguntas rápidas aos três primeiros classificados da corrida e do campeonato, e teoricamente os mais habilitados a vencer o campeonato neste momento.
Ricardo Sacoto (Sacoto14)

Começa a ser cansativo, ter-te a dominar as corridas. Mais um triplete. Faltam três corridas, e uma para deitar fora. Está ganho?
Das 3 que faltam, creio que Suzuka será a única que tenho hipóteses de ganhar. Nao gosto de interlagos nem spa. O tempo que dedico ao jogo e o treino está a compensar e de que maneira!
Tiveste uma luta com o rjsc71, mas fiquei com a sensação que tinhas tudo controlado? Foi assim?
Longe disso, no 1º stint ele mostrou o porquê de, a meu ver, ser o favorito para nurb e conseguiu passar-me com facilidade na volta 3. Rjsc71 e Mercedes AMG são uma combo mortífera, mas acabei por levar a melhor na estratégia das boxes.
Tens colegas que pedem para teres um volante a ver se andas mais devagar… Achas que temos que colocar lastro na proxima temporada?
Seria um bom desafio sem dúvida, já estive mais longe de comprar volante e play-seat. Mas a prioridade agora é outra, por agora o comando está bem ensinado e vai dando frutos.
Ricardo Cardoso (rjsc71)

Uma corrida quase perfeita. Sem erros, mas ganhaste e perdeste a pole position nos ultimos momentos. Andaste em luta com o Sacoto, mas ele acabou por vencer na ultima paragem nas boxes em que meteu menos com combustivel. O que podias ter feito melhor, sabendo nós que estás à vontade nesta pista e com o Mercedes?
Nada mesmo , este ano o Sacoto está imbatível. Prepare-se bem para as provas, estuda os adversários e as diferentes tácticas de box e não comete erros. Estando eu à vontade com o Mercedes, e em qualquer pista, e sabendo a responsabilidade que tinha para ganhar esta prova e todas até ao fim, acho que mesmo nada ,só mesmo um azar do adversário, me irá permitir ganhar.
Com este segundo lugar estás a dois pontos do segundo lugar e a 35 do primeiro. Faltam 3 provas e uma de descarte. Está entregue o primeiro lugar?
Poderíamos ter abordagens diferentes, sabendo nós as dificuldades do Sacoto em pista, neste caso no último terço do campeonato. Ele tem-se revelado aos poucos o bom piloto que é, e de comando, não esquecer. Quanto a questão, a matemática favorece-o em todas as maneiras,a menos que não faça as provas, e isso é outra questão….😂😂😂
Perspectivas para a proxima ronda, em Suzuka?
Perspectivas muito más. De todas as pistas que este campeonato tem esta é a que menos me agrada. Como sempre vou tentar dar o meu melhor e vencer sempre.
Joaquim Matos (Seven7Pt)

Não reparei durante o directo, mas levaste um toque e ficaste com o carro danificado logo na primeira curva. Hipotecaste a corrida e o campeonato com esse azar?
Nürburgring GP é uma das pistas que mais gosto, mas sempre que lá corro tenho algum tipo de azar. O toque provocou dano na traseira e o carro começou logo a perder rendimento. Não tinha qualquer hipótese de acompanhar os pilotos da frente. Perdi muito tempo no 1º stint, antecipei o pit stop para a 4ª volta, para substituição de pneus e reparação do dano. Este azar custou-me cerca de 10s e alguma desconcentração. Mas as corridas são mesmo assim. Com este azar vou ter que passar o testemunho ao Ricardo Sacoto 😊
Com este segundo lugar estás a 33 pontos do primeiro lugar e com uma vantagem de 2 do terceiro. Faltam 3 provas e uma de descarte. Perspectivas para o que ainda falta do campeonato?
Esta corrida em Nürburgring GP era fundamental para se esclarecer a situação de cada piloto. O Ricardo Sacoto é agora o grande favorito, já tem uma mão no “caneco”, só tem mesmo agora que gerir a vantagem. As próximas rondas prometem muito equilíbrio no grid. Pessoalmente resta-me lutar pelo 2º lugar do pódio e procurar pelo menos mais uma vitória, nomeadamente na pista que me dá maior gozo… 😊 Quanto ao resto do grid ainda há muitos motivos de interesse e espero que sejam ótimas lutas.

Ontem tinhas uma livery especial. Andas a dar graxa ou queres pedir alguma coisa?

A livery foi-me “encomendada” o ano passado e para esta corrida fiz umas pequenas adaptações. Tratando-se de uma corrida com o MB AMG GT3 foi uma opção óbvia 😊 Tratou-se apenas de uma pequena homenagem. Mas aproveito a questão para deixar uma outra em jeito de desafio: para quando uma corrida de simracing com TODOS os pilotos Ser Caetano!? 😁
Nota da direcção de prova: O confinamento tem destas coisas… não se pode viajar para participar nas corridas, mas vamos fazer chegar a mensagem ao destinatário… e será que temos um piloto mais na prova de domingo… A bola está do outro lado… encontramo-nos em Nurburgring para a prova da divisão dois.
