
A segunda ronda do campeonato, levou-nos virtualmente até Itália ao mítico circuito de Monza, a norte de Milão. É aqui que se costuma realizar anualmente o grande prémio de Itália de F1.
O Autódromo de Monza é atualmente o traçado mais veloz da Europa graças às suas retas muito longas, o que permite que os pilotos mantenham aceleração máxima por mais da metade da volta. É um circuito praticamente plano, com poucas elevações e conhecido como uma pista que testa mais a potência do motor que as habilidades dos pilotos. No nosso caso e com uma “guerra” entre Toyota versus Lexus, todos escolheram o mesmo carro, pelo que foram as habilidades do piloto a fazerem a diferença.
A corrida não tem muito para contar. O piloto Ricardo Sacoto, chegou viu e venceu. Fez a pole position, a volta mais rápida e nunca perdeu o primeiro lugar. Sem espinhas.
A corrida teve algumas incidências, com vários pilotos a serem vitimas da chicane. Neste circuito, mais que nunca, é verdade que não se vencem corridas na primeira curva. Ao longo da corrida, tivemos lutas leais pela posição. No final, os Ricardos não cometeram erros, e a vitória sorriu ao Sacoto.
Chegou viu e venceu!
Entrevista rápida a Ricardo Sacoto
P: De regresso a Monza, e um triplete. O que foi mais difícil?
R: Tive pena de não participar em Monza na temporada passada. Com o Ford GT seguramente iria para os lugares cimeiros, mas nas provas da Liga GT Portugal deu para perceber que é das minhas pistas preferidas. Mais difícil sem dúvida manter o ritmo com a pressão do Rjsc.
P: Foi uma corrida com domínio total, que dicas podes dar aos teus colegas?
R: Em Monza tem de se fazer muito slow in fast out e decorar os pontos de travagem. E sobretudo arranjar bons colegas de equipa para ajudar nos treinos como os meus!
P: Jogas com comando. Achas que com volante serias ainda melhor?
R: Pelos conhecimentos que tenho, quem passa para volante melhora sempre. Temos o exemplo no nosso campeonato do Ruisound, que desde que passou para volante evoluiu de uma maneira tremenda.
PS: Na transmissão do rjsc há um agradecimento de 4 elementos aos que estão a dar tudo pela organização deste excelente campeonato. Quero passar a mensagem por aqui também, muito obrigado Joaquim e Sérgio, sem vocês não teria conhecido a equipa espetacular que tenho.
Entrevista rápida a Ricardo Cardoso
P: Perdeste a pole para o Sacoto no ultimo momento. Qual a sensação?
R:Fica sempre um amargo de boca mas também sabia que estávamos todos muito fortes, foi um cone que eu aproveitei antes e qual ele também….
P: Foi uma corrida em que não conseguiste recuperar para o Sacoto. O undercut não funcionou?
R: Funcionou, até porque eu diminui a diferença de tempo mas não foi suficiente, uma penalização e bom ritmo do Sacoto não me deixou aproximar.
P: Qual o objectivo para este ano?
R:O objectivo é sempre o mesmo, divertir-me, conviver, conhecer as pessoas e tentar fazer o melhor para mim e poder ajudar os outros pilotos. Os pilotos estão mais fortes aprenderam com o primeiro campeonato e sendo assim para mim vai ser mais difícil.
Espero que continuem assim a equipa vai crescer.
